sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Resumo da participação de Betão no Parapan de Guadalajara!

Nosso para-atleta Carlos Alberto Lopes Maciel, o Betão, teve brilhante participação nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011 no México. Betão nadou 4 provas, sendo uma delas só pra cumprir tabela, no caso os 100m costas. Betão nadou suas outras três provas (especialidades) que foram 100m peito, 100m borboleta e 200m medley.

Betão é atleta da Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA) e treina no Núcleo de Alto Rendimento de Natação dessa instituição que funciona no Náutico Atlético Cearense, clube onde o mesmo também faz parte da equipe de natação para atletas sem deficiência (convencional) e é treinado pelo Técnico Jefferson Lima, que é Diretor Técnico da ACEA e Coordenador de Esportes Aquáticos do Náutico.

Betão é natural de Morada Nova-CE e sofreu amputação de membro superior ainda criança em acidente com máquina agrícola. Em 2008, considerado com idade avançada para o esporte, ingressou na natação e desde então vem colecionando títulos e récordes. Em 2011, atingiu o ápice da sua prévia carreira de nadador ao quebrar o recorde nacional  por duas vezes, que já era seu, no 100m peito classe SB8 além do recorde Parapanamericano com a incrível marca de 1'18"66 feito na primeira etapa do Circuito Caixa em junho deste ano na cidade de São Paulo. Este feito o credenciou para disputar os Jogos Parapanaricanos de Guadalajara!

Betão inciou sua maratona de provas com os 100m costas S8, prova que não é sua especialidade, com já foi dito antes. Betão terminou em 5° lugar com o tempo de 1'34".
Na prova dos 100m peito classe SB8, veio a sua glória, ao conquistar a medalha de ouro e confirmar o seu favoritismo. Em disputa emocionante, Betão venceu a prova com o tempo de 1'21"43. O tempo foi até meio distante da sua melhor marca pessoal e atual recorde da prova, mas o título é o que mais importou nesse momento de glória do atleta, onde todo o esforço foi recompensado. Betão alegou muita dificuldade em respirar e somado ao nervorsimo de disputar a primeira competição de peso, altitude e saber lídar com o favoritismo, o resultado foi excelente. Esperamos que essa medalha abra muitas portas para o atleta e para natação paraolímpica do Ceará.

Betão encerrou sua participação com dois 4° lugares nas prova de 200m medley classe SM8 nadando na casa de 3'00" e nos 100m Borboleta na classe S8 nadando para 1'19".

Este blog deseja parabéns ao atleta e torna público todo orgulho que sentimos desse grandioso feito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário